Uma nova campanha vem ganhando força na área da saúde. Pelo segundo ano consecutivo, o Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno. Esse ato lindo de alimentar alguém que recém veio ao mundo, além de haver a troca de amor e carinho entre mãe e filho, também é muito saudável para ambos.
Para o bebê, o leite materno previne doenças, reduz a mortalidade infantil, promove o crescimento saudável, o desenvolvimento cognitivo e da cavidade bucal. Ainda gera uma economia com alimentação e medicamentos, proporcionando qualidade de vida familiar. Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo, por causas preveníveis.
Já para a mamãe, a amamentação reduz o sangramento pós-parto e, consequentemente, reduz a incidência de anemias. Ela ainda tem efeito contraceptivo por seis meses, proporciona menor prevalência de câncer de ovário, endométrio e mama. As mulheres que amamentam estão mais protegidas contra diabetes e podem ter menos fraturas ósseas por osteoporose.
Para a agência da ONU, as mães deveriam continuar amamentando seus filhos até eles atingirem os dois anos de idade, complementando a dieta com outros alimentos. Estima-se que dois copos (500ml) de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia.
DICA:
Para tornar os momentos do aleitamento mais confortáveis para a mãe e o bebê, confira a dica do Prata! Na loja Pingo de Gente, agora localizada no térreo, tem almofada para amamentação por R$ 93,00. Dê uma passadinha na nova loja. Ela está cheia de novidades! Confira imagens do produto:
Confira também o modo de usar: